Página Inicial
| avançada |
Coimbra EditoraLivrarias AssociadasComo Comprar  

Registe-se

Email   Password
Homepage - Direito Fiscal e Contabilidade

Secções Temáticas
   
IVA – PROBLEMAS ACTUAIS

Autores: Joaquim Miranda Sarmento, Paulo Marques
Local de Edição: Coimbra
Editor: Coimbra Editora
ISBN 978-972-32-2185-5
Editado em: Fevereiro - 2014
322 págs.
0,46Kg
€ 25,44 € 22,90

«Nesta obra são tratadas diversas questões muito actuais, como o IVA no Orçamento de estado (2014) e na execução Orçamental (2013), o Memorando da Troika em sede de IVA, o novo regime de facturação (e-factura) e de bens em circulação, o recebimento de imposto (IVA de caixa) numa perspectiva tributária e sancionatória, a caducidade do direito ao reembolso, o IVA recebido e a massa insolvente, as obrigações dos administradores de insolvência em sede de IVA, as facturas falsas, a fraude carrossel, o IVA no sector público. Culminando, num esforço eminentemente prático e de aproximação à realidade, com a anotação a alguma da mais recente Jurisprudência com relevância em matéria do imposto».

Os impostos, em virtude de conviverem com o relevante valor da liberdade económica dos cidadãos e das empresas, justificam um especial cuidado na preservação da segurança jurídica e um estudo criterioso e rigoroso tendo em vista a sua correcta aplicação, em obediência aos princípios da legalidade formal e da tipicidade tributária.

No caso do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), correspondendo a um tributo geral sobre a despesa ou o consumo, o mesmo está presente em permanência no quotidiano dos cidadãos e das empresas uma vez que incide transversalmente sobre a generalidade da actividade económica verificada em território nacional. E daí a sua indiscutível e permanente importância prática.

Por outro lado, nenhum outro imposto no sistema fiscal tem uma estrutura que decorre de diversas directivas comunitárias, na sequência da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), hoje União Europeia (UE).

Numa conjuntura em que a legislação fiscal está em constante mutação, com novos desafios a desenharem-se a cada momento, em tempos de crise a reflexão, o debate sobre este imposto e os seus mais cadentes problemas constitui para os europeus e, em particular, para os portugueses, um desafio pertinente e necessário. Desta forma, procurou-se neste livro aprofundar e estimular o conhecimento, em ordem a poderem ser respondidas as nossas interrogações.

O estudo, a transmissão do conhecimento e, em particular, o incentivo à reflexão cívica e técnica, sempre crítica, sobre o dever fundamental de pagar impostos, em articulação com as garantias dos contribuintes, elevam uma cidadania mais informada e, legitimamente, mais exigente.

Os Autores


Clique na imagem seguinte para visualizar ou imprimir o índice completo da Obra



 

www.coimbraeditora.net
   
Powered by IBT Livraria Juridica. Todos os direitos reservados.