Página Inicial
| avançada |
Coimbra EditoraLivrarias AssociadasComo Comprar  

Registe-se

Email   Password
Homepage - Direito Civil

Secções Temáticas
   
A COMUNHÃO DE ADQUIRIDOS DAS INSUFICIÊNCIAS DO REGIME NO QUADRO DA REGULAÇÃO DAS RELAÇÕES PATRIMONIAIS ENTRE OS CÔNJUGES

Autores: Adriano Miguel Ramos de Paiva
Local de Edição: Coimbra
Editor: Coimbra Editora
Serie/Nº: Direito da Família - 15
ISBN 978-972-32-1641-7
Editado em: Novembro - 2008
368 págs.
0,565Kg
23,1x16,2x2,3 (cm)
€ 25,44 € 16,54

INTRODUÇÃO

"O casamento produz efeitos quanto às pessoas e quanto aos bens dos cônjuges, de tal modo que se pode dizer que "uma pessoa casa e, depois, é outra, é juridicamente outra".

O estado de casado implica, assim, a produção de determinados efeitos pessoais e patrimoniais.

Quanto aos últimos, é já clássica a distinção entre os efeitos patrimoniais do casamento independentes do regime de bens e aqueles que decorrem dos regimes de bens propriamente ditos.

Torna-se, pois, necessário determinar de que forma a circunstância de o homem e a mulher serem casados um com o outro afecta o estatuto da sua propriedade.

É certo que muitas vezes os cônjuges se apresentam, na sua relação com o mundo e com a sociedade, como uma unidade, mas será pertinente questionar, no plano das relações patrimoniais, até onde o casal deve ser tratado como uma unidade e de que modo deve relevar a pessoa de cada um deles."

> Indice

 

www.coimbraeditora.net
   
Powered by IBT Livraria Juridica. Todos os direitos reservados.