Página Inicial
| avançada |
Coimbra EditoraLivrarias AssociadasDestaquesComo Comprar  

Registe-se

Email   Password
Homepage - Direito Biomédico

Secções Temáticas
   
A JUSTIÇA EM LABORATÓRIO A IDENTIFICAÇÃO POR PERFIS GENÉTICOS DE ADN: ENTRE A HARMONIZAÇÃO TRANSNACIONAL E A APROPRIAÇÃO LOCAL

Autores: Susana Costa
Local de Edição: Coimbra
Editor: Almedina
ISBN 972-40-1842-3
Editado em: 2003
192 págs.
€ 11,10 € 9,99

A ciência forense pretende auxiliar o direito tornando a justiça mais científica e, portanto, em princípio, mais rigorosa. Uma manifestação recente dessa pretensão é o uso da identificação por perfis genéticos de ADN. A adopção desta técnica veio abrir novas possibilidades no domínio da identificação individual, mas também tornar visíveis problemas que podem tornar o seu uso controverso e estar na origem de abusos e erros judiciais, podendo pôr em causa princípios fundamentais da cidadania e da vida democrática.
Atento à importância central das técnicas, nas suas virtualidades e nos seus riscos - nomeadamente a possibilidade de padronização do direito -, A justiça em Laboratório procura identificar as forças e fragilidades do uso da identificação por perfis genéticos, tentando perceber, em simultâneo, como se joga a tensão entre uma ciência forense que se globaliza e um direito que permanece localizado.


ÍNDICE

PARTE I

CAPÍTULO I
As Impressões Genéticas
CAPÍTULO II
Espaços, Actores e Objectos

PARTE II

CAPÍTULO III
A Construção da Prova Forense: Estudo de Caso
CAPÍTULO IV
A Globalização da Ciência Forense

 

www.coimbraeditora.pt
   
Powered by IBT Livraria Juridica. Todos os direitos reservados.