Página Inicial
| avançada |
Coimbra EditoraLivrarias AssociadasComo Comprar  

Registe-se

Email   Password
Homepage - Direito Comercial/Sociedades Comerciais/Valores ...

Secções Temáticas
   
A CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS DE REPORTE POR SOCIEDADES GESTORAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO

Autores: Sofia Lencart
Local de Edição: Coimbra
Editor: Almedina
ISBN 972-40-1271-9
Editado em: 2000
86 págs.
€ 10,00 € 9,00

A resolução da questão que constitui o título do presente trabalho, numa altura em que o quadro normativo vigente não contemplava directamente o problema, exigiu uma análise cuidada das duas realidades jurídicas em confronto: o contrato de reporte e as sociedades gestoras de fundos de investimento mobiliário.
Procurando conhecer a natureza jurídica do reporte, como figura contratual dotada de extrema peculiaridade, começámos por tentar situar historicamente o seu aparecimento, para que, conhecendo as necessidades que estiverem na sua génese, determinássemos a sua função jurídico-económica própria (elemento decisivo da sua especificidade relativamente a figuras próximas). Decompondo-o depois nos seus elementos constitutivos, quisemos desmistificar e clarificar uma estrutura complexa que para muitos autores insinuava finalidades obscuras e ilícitas. E, por fim, a tomada de posição sobre a vexata questio da sua natureza jurídica, exigiu a análise de algumas das principais teorias sobre o tema, rejeitadas com o argumento de que o contrato de reporte tem de ser visto «como um contrato de uma nova espécie», «um novo produto jurídico».
A propósito da figura dos fundos de investimento imobiliário, preocupámo-nos sobretudo em transmitir uma imagem completa, traçada em contornos necessariamente largos, realçando a novidade que este instrumento financeiro representa relativamente aos que já existentes, sobretudo quando ao modo como permite combinar os três factores decisivos de qualquer estratégia de investimento: nível de risco, rentabilidade e liquidez.

Do Contrato de Reporte – Das Sociedades Gestoras de Fundos de Investimento Mobiliário – A Participação das Sociedades Gestoras de Fundos de Investimento Mobiliário em Contratos de Reporte: A Sua Viabilidade à Luz do regime Instituído

 

www.coimbraeditora.net
   
Powered by IBT Livraria Juridica. Todos os direitos reservados.