Página Inicial
| avançada |
Coimbra EditoraLivrarias AssociadasDestaquesComo Comprar  

Registe-se

Email   Password
Homepage - Profissões Forenses e Organização ...

Secções Temáticas
   
ADVOCACIA AS MELHORES CITAÇÕES

Autores: Helena Resende da Silva
Local de Edição: Braga
Editor: Helena Resende da Silva
ISBN 972-99160-0-4
Editado em: 2004
126 págs.
Não disponível

Durante séculos o ADVOGADO tem desempenhado um papel essencial na administração da justiça e na protecção da pessoa humana. É um tutor dos conflitos que ocorrem no seio da comunidade, tendo como nobre missão lutar, com todas as suas forças, para que se faça justiça. Ao longo da história a advocacia tem suscitado polémica, o que se compreende dado que no confronto judicial dos interesses individuais, para haver vencedor, normalmente tem de haver vencido. Esta compilação não procura fugir à controvérsia existente, antes tenta espelhá-la, reunindo tanto comentários positivos como menos abonatórios, simples anedotas e ditos populares sobre a advocacia. Seja como auxiliar do estudo da deontologia profissional do advogado, seja como contributo para urna reflexão sobre a profissão, esperamos que a presente recolha se revista de alguma utilidade para o leitor.

Prefácio

Durante séculos o advogado tem desempenhado um papel essencial na administração da justiça e na protecção da pessoa humana.
É um tutor dos conflitos que ocorrem no seio da comunidade, tendo como nobre missão lutar, com todas as suas forças, para que se faça justiça.
Ao longo da história a advocacia tem suscitado polémica, o que se compreende dado que no confronto judicial dos interesses individuais, para haver vencedor, normalmente tem de haver vencido. E como Jean-Antoine Petit-Senn sagazmente referiu, "o nosso advogado nunca é tão bom como a nossa causa".
Assim, a par de numerosos pensamentos que reflectem a dignidade da profissão, frequentemente se levantam vozes críticas contra os seus membros, estigmatizadas tantas vezes pelo calor vivido num processo judicial.
Esta compilação não procura fugir à controvérsia existente, antes tenta espelhá-la, reunindo tanto comentários positivos como menos abonatórios, simples anedotas e ditos populares sobre a advocacia.
Enquanto que alguns pensamentos são plenos de actualidade, outros traduzem um determinado contexto histórico. Nesse sentido procuramos, sempre que possível, identificar o seu autor, juntando alguma informação biográfica.

Índice

Prefácio
Advocacia
Alegações
Indumentária
Opiniões críticas
Frases humorísticas
Ditos populares
Bibliografia


 

www.coimbraeditora.net
   
Powered by IBT Livraria Juridica. Todos os direitos reservados.